INTERCEDENDO POR SERGIPE, DECLARANDO QUE ESTE ESTADO É DE JESUS CRISTO.

Church of Christ - A family that loves you!

Igreja de Cristo - Uma família que ama você!

Av. Prof. José Freitas de Andrade, nº 3639 Bairro Coroa do Meio - Aracaju - Sergipe - Shopping Rio Mar - sentido ao Bairro Coroa do Meioa e Bairro Atalaia a direita perto da Nossa Escola, ao lado direito do Condomínio Filadélfia. CEP: 49035-680 FONE: (79) 9121-9661 / 9839-6389

Pensamento: Quando vemos uma montanha, nos sentimos pequenos, sabendo que ela é muito maior que nós e também que existe muito mais tempo do que nós. Mas, o Senhor existia antes de qualquer montanha e existirá depois que ela desaparecer. Ele é a única rocha de segurança e estabilidade. O nosso "sempre" só existe nele.

Confiai no SENHOR perpetuamente, porque o SENHOR Deus é uma rocha eterna;

e-mail's: aracajuic@hotmail.com prandredepaula@yahoo.com.br pra.isabeldepaula@hotmail.com

SEJA NOSSO PARCEIRO


sábado, 20 de março de 2010

ARACAJU - SERGIPE 155 ANOS

Posted by ajrlpc On 13:15 0 comentários



Aracaju completa 155 anos nesta quarta
Capital de Sergipe terá programação especial para moradores.
Festa começa com queima de fogos e vai até o fim do dia.

A cidade de Aracaju, em Sergipe, completa, nesta quarta-feira (17), 155 anos de fundação. E para celebrar o aniversário, o município terá uma programação especial com shows, esportes e passeios. A abertura oficial das comemorações ocorre, segundo a Prefeitura de Aracaju, com uma queima de fogos e uma missa de aniversário na Igreja de Santo Antônio. A programação segue, com muito forró, até o fim do dia.
G1 o portal de notícias da GloboAinda de acordo com a prefeitura, às 14h30 ocorre a 7ª edição do passeio ecológico "Aracaju de Tó tó tó". Com o tema "Salve, salve o Rio Sergipe", o tradicional cortejo de embarcações sairá do píer do Conjunto Inácio Barbosa e seguirá até a Barra dos Coqueiros, onde haverá uma parada de 30 minutos.
Também à tarde acontecem a 27ª Corrida Cidade de Aracaju e a 6ª Corrida Especial. A corrida principal terá início às 16h, com saída no Largo São Francisco, na cidade vizinha de São Cristóvão (SE), e chegada na Praça Inácio Barbosa, em Aracaju. O trajeto de 25 km deverá ser percorrido em, no máximo, 3 horas e 30 minutos.
Para os atletas cadeirantes, a concentração será às 13h na Praça da Bandeira. A largada está prevista para as 14h e o percurso de 1,5 quilômetro terá duração máxima de 1 hora. Os atletas com outros tipos de deficiência física também sairão 14h, mas da avenida Desembargador Maynard, esquina com avenida Augusto Franco. O percurso será de 3 quilômetros, com duração máxima de 1 hora e 30 minutos.
À noite, encerrando a programação do dia, uma grande festa com atrações deve reunir milhares de pessoas. A partir das 21h, em um palco montado na praça de eventos, irão se apresentar a dupla Chiko Queiroga e Antônio Rogério, a banda Calcinha Preta e o sambista Zeca Pagodinho.

HISTÓRIA DE ARACAJU - SERGIPE

Uma cidade que já nasceu capital  
Como cidade projetada, Aracaju nasceu em 1855 por necessidades econômicas. Uma assembléia elevou o povoado de Santo Antônio do Aracaju à categoria de cidade e a transformou em capital, em lugar de São Cristóvão, antiga sede da Província de Sergipe Del Rey. A transferência se deu por iniciativa do presidente da Província, Inácio Barbosa, e do barão do Maruim Provincial. A pequena São Cristóvão não mais oferecia condições para ser sede administrativa e a pressão econômica do Vale do Cotinguiba - maior região produtora de açúcar - exigia a mudança. Era preciso urgentemente a criação de um porto que garantisse a escoação da produção.
Somente em 1865, a capital se firmou. Era o término de uma década de lutas contra uma série de adversidades políticas, sociais e estruturais. A partir dessa data, ocorre um novo ciclo de desenvolvimento, que dura até os primeiros e agitados anos após a proclamação da República. Em 1884, surge a primeira fábrica de tecidos, marcando o início do desenvolvimento industrial. Em junho de 1886, Aracaju tinha uma população de 1.484 habitantes e já havia a imprensa oficial, além de algumas linhas de barco para o interior. 
Em 1900, inicia-se a pavimentação com pedras regulares e são executadas obras de embelezamento e saneamento. As principais capitais do país sofriam reformas para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes. Aracaju - que já nasceu na vanguarda - acompanhava o movimento nacional e, em 1908, é inaugurado o serviço de água encanada, um luxo para a época. Em 1914 é a vez dos esgotos sanitários e no mesmo ano chega a estrada de ferro.

Um tabuleiro de xadrez
Aracaju foi uma das primeiras capitais brasileiras a ser projetada. O projeto desafiou a capacidade da engenharia da época, face à sua localização numa área onde predominavam pântanos e charcos. O desenho urbano da cidade foi elaborado por uma comissão de engenheiros, tendo como responsável Sebastião Basílio Pirro.
Alguns estudos a respeito de Aracaju propagaram a idéia de que o plano da cidade havia sido concebido a partir de modelos de vanguarda em grandes centros urbanos da época - Washington (EUA), Camberra (Austrália), Chicago (EUA), Buenos Aires (Argentina), etc.
Centro do poder político-administrativo, a Praça do Palácio (atual Praça Fausto Cardoso), foi o ponto de partida para o crescimento da cidade, pois todas as ruas foram ordenadas geometricamente, como um tabuleiro de xadrez, para terminar no Rio Sergipe.
Até então, as cidades existentes antes do século XVII adaptavam-se às respectivas condições topográficas naturais, estabelecendo uma irregularidade no panorama urbano. O engenheiro Pirro contrapôs essa irregularidade e Aracaju foi, no Brasil, um dos primeiros exemplos de tal tendência geométrica.

Capitania de Sergipe
Logo após o descobrimento do Brasil, em 1500, algumas áreas da nova colônia de Portugal encontravam-se em estado de guerra devido às divergências culturais entre índios, negros escravos e os invasores de outros países da Europa. A necessidade de conquistar a faixa territorial que hoje compreende o Estado de Sergipe e acabar com as brigas entre índios, franceses e negros, que não aceitavam o domínio português, era de extrema urgência para o trono.
O local onde hoje se encontra o município de Aracaju era a residência oficial do temível e cruel cacique Serigy, que, segundo Clodomir Silva no "Álbum de Sergipe", de 1922, dominava desde as margens do rio Sergipe até as margens do rio Vaza-Barris. Em 1590, Cristóvão de Barros atacou as tribos do cacique Serigy e de seu irmão Siriri, matando e derrotando os índios. Assim, no dia 1 de janeiro de 1590, Cristóvão Barros fundou a cidade de São Cristóvão (mais tarde capital da província) junto à foz do Rio Sergipe e definiu a Capitania de Sergipe.

GEOGRAFIA
Clima quente durante todo o ano 
Aracaju é bastante quente durante a maior parte do ano. A temperatura média é de 26º C. As chuvas se concentram entre os meses de março e agosto e a precipitação média anual é de 1.590 mm. A cidade é banhada pelos rios Sergipe, Vaza Barris, Rio do Sal, Poxim e Pitanga e se limita com os municípios de São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e Santo Amaro das Brotas.
A capital sergipana tem 35 km de litoral. À beira mar, sobretudo nos bairros Atalaia e Coroa do Meio e nas praias do litoral sul, estão os hotéis e casas de veraneio. Os prédios baixos no litoral facilitam a circulação de ar por toda a cidade.
A vegetação predominante é o manguezal, que se concentra às margens dos rios. Além de mangues, também são consideradas áreas de preservação ambiental algumas restingas e o Morro do Urubu, um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica.
O relevo plano é propício à prática do ciclismo, sendo o uso da bicicleta um meio de transporte bastante incentivado pela Prefeitura, que nos últimos anos construiu mais de 50 km de ciclovias. A política de ampliação da rede cicloviária tem ajudado a diminuir os congestionamentos e a poluição ambiental provocada pela liberação de gás carbônico pelos veículos.

População
A população da cidade cresceu muito desde que fundada, em 1855. O primeiro levantamento de que se tem notícia data de 1872, quando foram contabilizados 9.559 moradores. De lá para cá, os números evoluíram da seguinte forma: 16.336 (1890), 21.132 (1900), 37.440 (1920), 59.031 (1940), 78.364 (1950), 115.713 (1960), 183.670 (1970), 293.100 (1980), 402.341 (1991), 425.726 (1996) e 461.534 (2000). Mais recentemente, em 2007, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) contabilizou 520.303 habitantes, distribuídos em 174 km².
Economia
Os serviços, a indústria e o comércio são a base da economia aracajuana. O Produto Interno Bruto (PIB) do município chegou a R$ 5.021 bilhões em 2005, conforme levantamento do IBGE. No ano passado, o instituto fez nova apuração e constatou que Aracaju tem PIB per capita de R$ 10.071, ficando na 13ª colocação entre todas as capitais do país e em segundo lugar na região Nordeste.
Outro aspecto marcante da economia é a excelente capacidade de endividamento do município e o equilíbrio das contas públicas. Com base nos relatórios de gestão elaborados até o mês de agosto de 2008, Aracaju está entre as capitais brasileiras que cumprem integralmente as metas fixadas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
A eficiente relação emprego/renda também está refletida nos dados econômicos de Aracaju. No último relatório divulgado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan),em 2009, a cidade aparece com o maior Índice de Desenvolvimento Municipal (IFDM) entre as capitais do Nordeste e na sexta posição em nível nacional.
Na categoria específica ‘Emprego e Renda', a capital de Sergipe obteve um índice de 0,9011, numa escala que vai de 0 a 1, e se manteve à frente de grandes centros como Brasília (0,8805), Rio de Janeiro (0,8673) e Porto Alegre (0,8839). A geração e o estoque de emprego formal, atrelados à média salarial do aracajuano, formam os fatores analisados na pesquisa

0 comentários:

Postar um comentário

DEIXE UM RECADO AQUI:

About

Blogger templates

Seguidores