INTERCEDENDO POR SERGIPE, DECLARANDO QUE ESTE ESTADO É DE JESUS CRISTO.

Church of Christ - A family that loves you!

Igreja de Cristo - Uma família que ama você!

Av. Prof. José Freitas de Andrade, nº 3639 Bairro Coroa do Meio - Aracaju - Sergipe - Shopping Rio Mar - sentido ao Bairro Coroa do Meioa e Bairro Atalaia a direita perto da Nossa Escola, ao lado direito do Condomínio Filadélfia. CEP: 49035-680 FONE: (79) 9121-9661 / 9839-6389

Pensamento: Quando vemos uma montanha, nos sentimos pequenos, sabendo que ela é muito maior que nós e também que existe muito mais tempo do que nós. Mas, o Senhor existia antes de qualquer montanha e existirá depois que ela desaparecer. Ele é a única rocha de segurança e estabilidade. O nosso "sempre" só existe nele.

Confiai no SENHOR perpetuamente, porque o SENHOR Deus é uma rocha eterna;

e-mail's: aracajuic@hotmail.com prandredepaula@yahoo.com.br pra.isabeldepaula@hotmail.com

SEJA NOSSO PARCEIRO


segunda-feira, 21 de junho de 2010

FAMÍLIA: Aula de música estimula habilidades das crianças

Posted by ajrlpc On 18:23 0 comentários

 O ensino da música, obrigatório para todas as escolas a partir de 2011, desperta a criatividade

Música voltou a ser disciplina obrigatória nas escolas brasileiras. O retorno das aulas foi decidido em 2008 pelo Ministério da Educação. No ano que vem, termina o prazo de adaptação e todas as instituições já deverão ter essas aulas em seus currículos. Quem está na casa dos 40 talvez se lembre: em 1971, durante a ditadura militar, as aulas de música foram fundidas com as artes plásticas e o teatro, formando a disciplina "Educação Artística".
A volta da música ganhou aplausos de gente importante. "Essa volta vai ficar na história. A música está em primeiro lugar como oportunidade para a inclusão social em vários países", diz João Carlos Martins, pai de Carlos Eduardo, João Carlos, Daniela e Patrick, maestro da Orquestra Bachiana Filarmônica.
Os educadores também estão comemorando a medida. Afinal, as crianças só têm a ganhar com ela. Não se trata apenas de aprender melodias, mas também de desenvolver sensibilidade, criatividade e comunicação. A ideia de que a música toma o tempo que deveria ser dedicado às matérias tradicionais já caiu por terra. Esse aprendizado acrescenta informações culturais e históricas, e o exercício da estrutura e linguagem musicais desenvolvem o raciocínio lógico.
Preste atenção ao escolher a escola do seu filho. Não basta deixar que os alunos apreciem uma canção de que gostem e aprendam a cantá-la. Claro que não podemos deixar o prazer de lado, mas uma boa aula de música deve trazer desafios, envolver as crianças na linguagem e na produção musical. Na escola, os pequenos têm contato com a música desde o maternal. Nessa fase, tudo é música, e os professores exploram isso com brincadeiras, com palmas e cirandas. Já na educação infantil, os alunos podem apreciar algumas canções, interpretá-las e dramatizá-las. Também podem fazer instrumentos com sucata, o que, além de ser muito divertido, estimula a criatividade e a coordenação motora.
A partir do ensino fundamental, as crianças já são capazes de se tornar também produtores da música, e podem aprender como ela se estrutura. Seu filho pode estudar a linguagem e os códigos das melodias, analisar os contextos históricos de composições diferentes e até escolher algum instrumento para tocar. a música na escola também é uma ótima aliada para o desenvolvimento do repertório Cultural. Imagine que bela surpresa será quando, ao ouvir uma música de Chico Buarque ou Elis Regina no rádio, seu pequeno reconhecer e começar a cantarolar com você.
O maestro Heitor Villa-Lobos, considerado o maior compositor das Américas, também ficaria bem satisfeito. Durante o governo de Getúlio Vargas, ele organizou e dirigiu a Superintendência de Educação Musical e Artística, que possibilitou a inserção da música nas escolas. Mais tarde, esteve sempre entre os que defendiam a volta desse aprendizado ao currículo escolar. Agora que essa conquista finalmente aconteceu, seu filho vai aprender essa história na escola.
Consultoria: Silvia Stefano, coordenadora de curso da educação infantil do colégio Augusto Laranja. José Luís Landeira, doutor em linguagem e educação, orientador de linguagens e códigos e do colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida (consa), Maurício Paraventi, músico e professor de música do Consa.  Ody Furtado Gonçalves, professor de história do Consa.
Fonte: Revista Pais e Filhos

0 comentários:

Postar um comentário

DEIXE UM RECADO AQUI:

About

Blogger templates

Seguidores