INTERCEDENDO POR SERGIPE, DECLARANDO QUE ESTE ESTADO É DE JESUS CRISTO.

Church of Christ - A family that loves you!

Igreja de Cristo - Uma família que ama você!

Av. Prof. José Freitas de Andrade, nº 3639 Bairro Coroa do Meio - Aracaju - Sergipe - Shopping Rio Mar - sentido ao Bairro Coroa do Meioa e Bairro Atalaia a direita perto da Nossa Escola, ao lado direito do Condomínio Filadélfia. CEP: 49035-680 FONE: (79) 9121-9661 / 9839-6389

Pensamento: Quando vemos uma montanha, nos sentimos pequenos, sabendo que ela é muito maior que nós e também que existe muito mais tempo do que nós. Mas, o Senhor existia antes de qualquer montanha e existirá depois que ela desaparecer. Ele é a única rocha de segurança e estabilidade. O nosso "sempre" só existe nele.

Confiai no SENHOR perpetuamente, porque o SENHOR Deus é uma rocha eterna;

e-mail's: aracajuic@hotmail.com prandredepaula@yahoo.com.br pra.isabeldepaula@hotmail.com

SEJA NOSSO PARCEIRO


terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Mubarak desiste de tentar reeleição e promete transferir o poder no Egito

Posted by ajrlpc On 22:33 0 comentários



Pressionado por 8 dias de protestos, presidente promete sair em setembro.
Coalizão oposicionista levou multidão às ruas e pediu sua saída imediata.

O presidente do Egito, Hosni Mubarak, anunciou na noite desta terça-feira (1º) que não vai concorrer à reeleição em setembro, depois de oito dias de crescentes protestos populares contra seu contestado governo, que terminaram com mais de 100 mortos no país.
Mubarak, que está há 30 anos no poder, afirmou em discurso que, nos meses que restam de seu quinto mandato à frente do pais, vai ajudar a cumprir as exigências da coalizão de forças oposicionistas que o desafia -inclusive, fazer reformas do judiciário que ajudem a combater a corrupção.
Em discurso transmitido pela TV estatal, ele disse que o país atravessa um "momento difícil", que a prioridade é a "estabilidade da nação" e prometeu dialogar com todas as forças da oposição.
Mubarak afirmou também que sua decisão não estava relacionada aos protestos dos últimos dias e que nunca teve a intenção de tentar um novo mandato.
A oposição, que hoje organizou grandes protestos nas principais cidades egípcias, havia exigido que ele deixasse imediatamento o poder e até mesmo o país para iniciar negociações para a transição.
O diplomata Mohamed ElBaradei, um dos expoentes da oposição, disse que Mubarak não fez o bastante para satisfazer às exigências dos manifestantes. Segundo ele, o movimento do presidente foi um "truque" para permanecer no poder, segundo a rede CNN. ElBaradei disse que preferia que ele tivesse renunciado imediatamente e deixado o poder para um governo provisório até que fossem realizadas eleições.
Na Praça Tahrir, palco dos principais protestos desta terça no Cairo, manifestantes gritavam slogans contra Mubarak, rejeitando sua proposta de transição, e prometiam não deixar o local -onde muitos faziam vigília apesar do toque de recolher que vigora no país- e continuar a pressão por sua saída imediata.
Em Alexandria, segunda maior cidade do país, grupos pró e contra Mubarak entraram em confronto após o discurso, segundo imagens ao vivo mostradas pela rede Al Jazeera.
Também nesta terça, o rei da Jordânia -outro importante aliado dos EUA no mundo árabe-anunciou uma mudança no governo do país, também depois de protestos populares e de opositores.
Os protestos em Egito e Jordânia  -assim como Marrocos, Iêmen e Síria- foram inspirados pelo levante popular que derrubou o presidente da Tunísia, Zine El Abidine Ben Ali, que caiu pela pressão popular após 23 anos no poder.
Manifestantes tomam as ruas do Cairo nesta terça-feira (1º)Manifestantes tomam as ruas do Cairo nesta terça-feira (1º) (Foto: AP)
A oposição aumentou a pressão nesta terça pela sua saída, ao realizar grandes manifestações populares que tentaram reunir um milhão de pessoas nas ruas de várias cidades contra o governo, que era contestado por conta da má situação econômica da maioria da população
A Irmandade Muçulmana havia anunciado, em nome da coalizão de grupos de oposição no Egito, que só começaria a negociar quando Mubarak deixasse o poder.
"Nossa primeira condição é que Mubarak saia", dizia comunicado divulgado mais cedo nesta terça. "Só depois disso o diálogo pode começar com o establishment militar sobre os detalhes para uma transição pacífica de poder."
O ex-diplomata Mohamed ElBaradei, um dos principais nomes da oposição, disse em entrevista à TV Al Arabiya que Mubarak deveria deixar o país no máximo até sexta-feira, e que seria necessária uma discussão ampla para definir o futuro político do país após sua saída.
Frank Wisner, enviado do presidente dos EUA, Barack Obama, teria encontrado Mubarak, segundo fontes do governo dos EUA, antes do discurso. Ele teria enviado ao egípcio uma mensagem de Obama sobre a necessidade de uma "transição pacífica" no país.
A Casa Branca informou que Obama assistiu ao discurso de Mubarak na Casa Branca, acompanhado de sua equipe de política externa. Ele deve falar sobre o tema às 21h30 de Brasília.
Sem repressão
O Exército, cumprindo o prometido na véspera, não reprimiu os manifestantes, no oitavo dia seguido de protestos populares contra o regime.
Tanques do Exército guardaram os principais acessos à praça, e helicópteros militares sobrevoavam o local, mas sem intervir.
As autoridades tentaram limitar os deslocamentos da população e obstruir ao máximo os contatos dos organizadores dos protestos da terça.Sindicatos também haviam convocado uma greve geral por tempo indeterminado, no país praticamente já paralisado pelos protestos.
O Exército fechou os acessos ao Cairo e a outras cidades onde foram convocadas passeatas.
A autoestrada que liga Alexandria ao Cairo foi bloqueada a um quilômetro da capital por um posto de controle militar.
Uma longa fila de caminhões de mercadorias e automóveis aguardava autorização para passar, mas os soldados impediam o avanço de veículos para a capital.
Quase 50 mil pessoas se reuniram diante da mesquita Qaed Ibrahim e da estação de trem, no centro de Alexandria, segunda maior cidade do Egito.
Também houve manifestações em Ismailia e cem idades no delta do Nilo, como Tanta, Mansoura e Mahalla el-Kubra.
mapa do egito com dados(Foto: Editoria de Arte/G1)
Na segunda, os trens deixaram de funcionar, e o último provedor de internet egípcio em funcionamento, o Grupo Noor, parou de operar, o que deixou o país sem acesso à rede.
Em resposta ao bloqueio à internet, a Google anunciou a criação de uma forma de acesso ao Twitter pelo telefone.
Concessões
Na véspera, Mubarak havia feito uma série de concessões à oposição, mas que não convenceram.
O vice-presidente Omar Suleiman, nomeado no final de semana, foi à TV na noite de segunda pedir diálogo com todos os partidos políticos.
Suleiman afirmou ter sido incumbido pelo próprio Mubarak de levar adiante as conversas, que podem incluir alterações na Constituição do país em crise -o que era uma das reivindicações dos oposicionistas.
Também na segunda, Mubarak anunciou um novo gabinete.
Por um decreto de Mubarak, foram indicados novos ministros das Finanças e do Interior.
Manifestantes reúnem-se para os protestos desta terça (1º)Manifestantes reúnem-se para os protestos desta
terça (1º) (Foto: AP)
Outros nomes do gabinete,como o de Field Marshal Hussein Tantawi, ministro da Defesa, e o chanceler, Ahmed Aboul Gheit, foram mantidos.
A pasta do Interior foi para Mahmoud Wagdi, um oficial de polícia reformado. Ele substituiu Habib el-Adly, bastante criticado pela violência com que respondeu aos protestos populares.
O vice-presidente Suleiman também disse que a prioridade do novo governo seria combater a pobreza, o desemprego e a corrupção.
Quase 50 Organizações Não Governamentais (ONGs) egípcias de defesa dos direitos humanos pediram a Mubarak "que se retire do poder para evitar um banho de sangue".
Os seis primeiros dias de protestos deixaram um saldo de mais de cem mortos e milhares de feridos, segundo várias estimativas.
Governos, companhias aéreas e operadoras de turismo agiram em conjunto para retirar estrangeiros, causando confusão no aeroporto. Os EUA ordenaram nesta terça a saída do pessoal não essencial de sua embaixada no Cairo.
País chave
O Egito, o mais populoso dos países árabes (80 milhões de habitantes), é importante aliado do Ocidente na região e administra o Canal de Suez, essencial para o abastecimento de petróleo dos países desenvolvidos.
Além disso, é um dos dois países árabes (o outro é a Jordânia) que assinou um tratado de paz con Israel. O premiê israelense, Benjamin Netanyahu, mencionou o fantasma de um regime ao estilo iraniano, caso, aproveitando o caos, "um movimento islamita organizado assuma o controle do Estado".
Suez
O Canal de Suez, eixo estratégico do comércio mundial, funcionou normalmente nesta terça apesar dos protestos, segundo a Autoridade do Canal.
O canal, que une Porto Said, no Mediterrâneo, a Suez, no Mar Vermelho, representa a terceira maior fonte de renda estrangeira do Egito.
O volume de seu tráfego é considerado indicador da saúde do comércio marítimo através do mundo.
O Conselho de Segurança Nacional dos EUA está monitorando os efeitos da crise egípcia nos mercados financeiro e de petróleo, disse o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs.

0 comentários:

Postar um comentário

DEIXE UM RECADO AQUI:

About

Blogger templates

Seguidores